FONTE: Mais Que Vencedores - William Hendriksen
Esse
lugar está situado num vale que conectava dois outros vales. Sem
fortificações
naturais e estando aberta a ataque e invasão, uma
guarnição
estava, geralmente, estacionada ali não só para proteger a cidade, mas para
obstruir aos inimigos o caminho para Pérgamo, a capital. Sendo um centro de
comunicação, com muitas pessoas passando por ela, Tiatira se tornou uma cidade
de comércio. Ali se achavam as associações de negócios: artesanato de lã, de
linho, de
capas, tingimento de panos, artesanato de couro, curtidores, oleiros, etc.26
Ali esses negócios se associavam com o culto de
deidades
patronais: cada negócio tinha seu deus guardião. A situação, portanto, era mais
ou menos como se segue: se você deseja se dar bem neste mundo, precisa
pertencer a uma associação; se você pertence a uma associação, sua própria
adesão implica o culto ao seu deus. Espera-se de você que atenda às festas da
associação e que coma parte do que foi oferecido à
deidade
patronal, como um presente dessa mesma deidade. Então, quando termina a
festa, e o verdadeiro - totalmente imoral - divertimento começa, você não deve
sair a menos que queria se tornar objeto de ridículo e de perseguição!
O que deve
um cristão fazer numa situação tão difícil? Se ele deixa a associação, perde
sua posição e participação na sociedade. Talvez tenha que sofrer necessidade,
fome e perseguição. Por outro lado, se ele permanece na associação e atende às
suas festas imorais, comendo coisas sacrificadas a ídolos e cometendo o pecado
de fornicação, ele nega o seu Senhor.
Nessa
difícil situação, a profetiza Jezabel fingia conhecer a verdadeira solução do
problema, o caminho para fora da dificuldade. Ela, aparentemente, argumentava
assim: para vencer Satanás, você precisa conhecê-lo. Você
jamais será capaz de vencer o pecado a menos que se torne experimentalmente
familiarizado com ele. Resumindo, um cristão deveria aprender "as cousas profundas de
Satanás". Atendendo, de qualquer forma, às festas das associações e cometendo
fornicação...
e ainda permanecendo um cristão; tornando-se, até, um melhor cristão!
Se, porém,
membros de Igreja persuadem-se de que esse rumo é certo, não podem, no entanto,
enganar aquele que tem olhos como que de fogo e pés prontos a pisar o iníquo. O
Senhor louva aquilo que é digno de recomendação: obras, amor, fé, serviço -
serviço de amor para com os irmãos - e perseverança. Ele os louva também
"as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras". Quanto a
tudo isso, a Igreja de Tiatira era, na verdade, um candeeiro, um candelabro.
Mas isso não constitui uma desculpa para a falha em exercitar a disciplina
quanto a um membro que se compromete com o mundo. Assim, nós lemos:
"Tenho, porém, contra ti o tolerares essa mulher" - não uma
esposa - "Jezabel". Seu nome é sinônimo de sedução à idolatria e à
imoralidade (1 Rs 16.31; 18.4,13,19; 19.1,2). Se essa mulher
"Jezabel" continua impenitente - quão gracioso é o Senhor
que lhe dá tempo para se arrepender! - ela será
prostrada
na cama, isto é, acometida de enfermidade; seus filhos naturais morrerão de
morte violenta e seus seguidores espirituais sofrerão punição. Assim toda a
Igreja saberá que Cristo é quem sonda as mentes e os corações. Seus olhos
penetrantes vêm os motivos escondidos que fazem as pessoas seguir Jezabel, a saber,
falta de disposição para sofrer perseguição por amor de Cristo.
Sobre
aqueles que permanecem fiéis, Cristo não impõe mais responsabilidade (cf At 15.28,29). Em sua relação
com o mundo eles devem cuidar que não haja
fornicação
e evitar comer coisas sacrificadas aos ídolos.
Logo as
coisas serão mudadas. No presente, o mundo oprime os membros da Igreja que
desejam guardar a consciência limpa. Mas, depois, o membro da Igreja que
permanecer leal a seu Senhor reinará sobre o mundo e, estando associado com
Cristo no julgamento final, condenará os pecadores. Ele participará do domínio
de Cristo sobre as nações - que Cristo, por sua vez, recebeu do Pai (SI 2.8,9);
e no dia do juízo final o ímpio será reduzido a pedaços. Os oleiros de Tiatira
estavam aptos a entender esse símbolo.
"Dar-lhe-ei
ainda a estrela da manhã." Aqui, novamente, a referência primária é ao
próprio Cristo (Ap. 22.16). Assim como a estrela da manhã reina nos céus, assim
os crentes reinarão com Cristo; compartilharão do seu domínio e esplendor
reais. A estrela é sempre símbolo de realeza, estando ligada ao
cetro (Nm
24.17; cf.
Mt 2.2).
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