sábado, 7 de agosto de 2010

ORAÇÃO

Seminarista Patrícia Carvalho.

“Os crentes não oram com a intenção de informar a Deus a respeito das coisas que Ele desconheça, ou para incitá-lo a cumprir o seu dever, ou para apressá-lo, como se Ele fosse relutante. Pelo contrário, eles oram para que assim possam despertar-se e buscá-lo, e assim exercitem sua fé na meditação das suas promessas, e aliviem suas ansiedades, deixando-as nas mãos dele; numa palavra, oram com o fim de declarar que sua esperança e expectativa das coisas boas, para eles mesmos e para os outros, está só nEle”.
João Calvino – Calvin’s Commentaries, v.1, p. 314.

Desde pequena, aprendi com meus pais que orar é falar com Deus – conversar com o “Papai do Céu”. Conforme cresci, aprendi que orar é muito mais que apenas falar com Deus; é se relacionar com Ele de forma constante e profunda. Quando oro, conheço a Deus.

A Palavra de Deus, a Bíblia, está repleta de orações dos mais diversos temas (arrependimento, súplica, gratidão, adoração...), feitas por pessoas diferentes (Ana, Moisés, Jacó, Salomão, Neemias, os discípulos...) e em épocas distintas.

A oração que eu mais gosto de ler na Bíblia e que acho mais bonita é a oração do próprio Senhor Jesus, em João 17. Ele orou por mim e por você, antes mesmo que existíssemos. Jesus orou ao Pai para que Ele nos protegesse do mal, nos santificasse na Palavra e para que onde Ele estiver nós também estejamos.

Jesus mantinha uma comunhão com o Pai e diversas vezes podemos observar na Palavra que Ele tinha uma vida de contínua oração (Mateus 11.25-27; Mateus 26.36-46; Lucas 6.12).

“Todavia, as notícias a respeito dele se espalhavam ainda mais, de forma que multidões vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava.” Lucas 5.15-16.

Em Filipenses 4:6, Paulo nos orienta: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”

Quando eu oro a Deus, tiro os olhos das circunstâncias e me concentro nAquele que é Senhor de tudo e de todos – concentro-me no Deus que tem o controle de todas as coisas em Suas poderosas mãos (Salmos 46.10).

Conforme Salmos 62.8 “Derramai o vosso coração”, posso derramar meu coração diante do Pai que a tudo vê e a todos ouve.

Incentivo você a se relacionar com o Pai, a orar a Deus, conversar, dialogar com o Senhor do Universo (2 Tessalonicenses 5.17).

Ele entende a sua dor, seus anseios e seus medos. Ele te perdoa (1João1.9), te redime, limpa, transforma, conforta, te anima, encoraja e te dá paz (Filipenses 4.7; Isaías 64.4; Salmos 37.5; Salmos 40.1; Salmos 16.7;Salmos 34.4 e 15; Salmos 57.2 e 3; Salmos 86; Mateus 6.25-34; Mateus 7.7-13; Mateus 11.28-30; Mateus 19.13-15; Marcos 11.20-26; Lucas 11. 5-8; Efésios 6.18; Colossenses 4.2).

Talvez você fique em dúvida quanto ao que deve orar. Os discípulos também ficaram em dúvida e Jesus os ajudou, ensinadno-os a orar (Mateus 6.5-15). Quando não souber o que dizer para Deus, peça ao Espírito Santo para te ajudar, pois o mesmo “intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.” Romanos 8.26-27.

"A oração em si mesma é uma arte que somente o Espírito Santo pode nos ensinar. Ele é o doador de todas as orações. Rogue pela oração - ore até que consiga orar, ore para ser ajudado a orar e não abandone a oração porque não consegue orar, pois nos momentos em que você acha que não pode, é que realmente está fazendo as melhores orações. Às vezes, quando você não sente nenhum tipo de conforto em tuas súplicas e teu coração está quebrantado e abatido, é que realmente está lutando e prevalecendo com o Altíssimo.”
C.H. Spurgeon.

“Entretanto, Deus me tem ouvido e me tem atendido a voz da oração. Bendito seja Deus que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça.” Salmos 66.19-20.

Oração:
“Senhor, obrigado porque o Senhor nos ouve. Podemos confiar em Ti e no Teu eterno amor.Ensina-nos a orar como convém e quando não soubermos orar,ajuda-nos a lembrarmos que o Teu Santo Espírito intercede por nós. Que o Teu poder se aperfeiçoe em nossa fraqueza!

Em nome de Jesus oramos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário